Chile: destroços de avião perdido há 54 anos são encontrados
Montanhistas chilenos disseram ter encontrado destroços de um avião que colidiu nos Andes 54 anos atrás, matando 24 pessoas, incluindo oito membros de um time profissional de futebol. As informações são do The Guardian.
O grupo diz que encontrou as partes do avião em uma altitude de 3200 metros, a 360 quilômetros de Santiago, a capital do país. Membro da expedição, Leonardo Albornoz afirmou ao canal 7 de televisão que eles estão mantendo em segredo o local exato onde os destroços estão para prevenir pilhagem.
O desaparecimento do Douglas DC-3, que transportava membros do time da primeira divisão do campeonato chileno Green Cross, em 3 de abril de 1961, foi um dos maiores mistérios jamais resolvidos do Chile, chocando o mundo dos esportes.
O clube havia jogado uma partida de despedida em Osorno, pela Copa do Chile, e estava voltando para Santiago. O time e membros da comissão técnica foram divididos em dois voos. Um deles nunca alcançou Santiago.
As buscas, na época, não encontraram nenhum vestígio da aeronave e os funerais simbólicos atraíram multidões no Chile.
Os montanhistas disseram que puderam ver boa parte da fuselagem sem precisar escavar, além de ossos. Afirmaram ainda que os destroços não estavam onde publicações oficiais inicavam que poderiam estar.