PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia indeniza 500 mil pessoas afetadas pelo conflito armado

5 mai 2015 - 23h57
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades colombianas anunciaram nesta terça-feira que o país indenizou cerca de 500.000 pessoas dos 7,3 milhões de afetados pelo conflito armado que se estendeu por mais de meio século.

"Hoje, na Colômbia 503.618 vítimas do conflito armado receberam sua reparação", disse em um comunicado María Eugenia Morales, diretora de Reparações da estatal Unidade de Vítimas, uma entidade criada para a atenção dos afetados pelo conflito armado vivido na Colômbia há mais de cinquenta anos.

Essa reparação, estabelecida por uma lei aprovada em 2011, inclui uma indenização econômica e em alguns casos acompanhamento psicológico.

O meio milhão de pessoas reparadas representa 8,94% das mais de 5,6 milhões de vítimas que o governo considera "sujeitas a assistência e reparação", de acordo com a lei.

Entre os atos perpetrados contra as vítimas, destacam-se o deslocamento forçado, a tortura, o sequestro, as lesões por minas e a violência sexual.

De acordo com a ONU, mais de 5,3 milhões de pessoas foram deslocada à força na Colômbia, em um conflito envolvendo guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita e forças militares.

Segundo dados oficiais, a conflagração deixou pelo menos 220.000 mortos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade