Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da América Latina

Corte do México descriminaliza aborto em mudança histórica

Decisão sai em momento em que os Estados Unidos acabam de aprovar leis mais duras contra a prática

7 set 2021 - 17h53
(atualizado às 18h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Suprema Corte do México
Suprema Corte do México
Foto: Wikimedia Commons

A Suprema Corte do México decidiu de maneira unânime nesta terça-feira, 7, que punir o aborto é inconstitucional, uma grande vitória para defensores de direitos das mulheres e direitos humanos,em um momento em que os Estados Unidos acabam de aprovar leis mais duras contra a prática. 

A decisão no país de maioria católica vem na esteira de medidas para descriminalizar o aborto a nível estadual, embora a maior parte do país ainda tenha leis duras em vigor contra mulheres que encerram a gravidez de maneira antecipada. 

"Este é um passo histórico para os direitos das mulheres", disse o ministro da Suprema Corte Luis Maria Aguilar. 

Uma série de Estados norte-americanos aprovaram medidas recentemente para restringir o acesso ao aborto, especialmente o Texas, que na semana passada aprovou a lei antiaborto mais dura do país depois que a Suprema Corte dos EUA se recusou a intervir. 

A decisão mexicana abre a porta para a possibilidade de libertação de mulheres encarceradas por terem realizado abortos e também pode levar mulheres em Estados norte-americanos como o Texas a decidirem viajar para o sul da fronteira para realizar a prática.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade