Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da América Latina

Cuba confirma 3ª rodada de negociações com os EUA na segunda

Países conversam para restabelecer as relações diplomáticas e discutem reabertura de embaixadas

14 mar 2015 - 00h50
(atualizado às 15h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Rela&ccedil;&otilde;es diplom&aacute;ticas entre pa&iacute;ses est&atilde;o rompidas desde 1961</p>
Relações diplomáticas entre países estão rompidas desde 1961
Foto: Gary Cameron / Reuters

O governo de Cuba confirmou, na sexta-feira (13), que na próxima segunda (16), acontecerá em Havana a terceira rodada de negociações com os Estados Unidos para continuar o processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, anunciado em dezembro.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (Minrex) da ilha, as delegações de ambas partes "conversarão sobre temas relacionados com o processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos".

Esta nova reunião se desenvolverá "em correspondência com a comunicação que as partes acordaram em manter após a realização da segunda rodada de conversas, em 27 de fevereiro de 2015, em Washington".

As delegações estarão presididas pela diretora geral dos Estados Unidos da Chancelaria cubana, Josefina Vidal, e a secretária de Estado adjunta dos Estados Unidos para a América Latina, Roberta Jacobson.

O Departamento de Estado americano informou nesta sexta-feira que Jacobson viajará no próximo domingo para Cuba para começar na segunda-feira a terceira rodada de conversas com Vidal, na qual ambas as partes vão "continuar as discussões sobre o restabelecimento das relações diplomáticas e a reabertura de embaixadas".

Em paralelo às negociações lideradas por Vidal e Jacobson, os países estão mantendo uma série de contatos sobre temas técnicos, entre eles aviação civil e tráfico de pessoas, que aconteceram semana passada.

Em 17 de dezembro, os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciaram a decisão de iniciar um processo para normalizar suas relações diplomáticas, rompidas desde 1961.

Em 22 de janeiro as delegações de Cuba e Estados Unidos, lideradas por Josefina Vidal e Roberta Jacobson, tiveram um primeiro encontro em Havana, que não terminou com decisões concretas, mas transcorreu em um ambiente "construtivo e de respeito", segundo ambas as partes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade