Dilma está na lista de confirmados para posse de Vázquez
Outros confirmados são líderes da América Latina como Chile e Venezuela - com exceção da Argentina
A presidente Dilma Rousseff e os líderes de Chile, Cuba, Equador, Paraguai e Venezuela farão parte da representação internacional que presenciará os atos de posse de Tabaré Vázquez como presidente do Uruguai, segundo os dados confirmados nesta quarta-feira pela chancelaria uruguaia.
Apesar de fontes oficiais afirmarem que a Argentina estaria representada por seu vice-presidente, Amado Boudou, seu nome não se encontra na lista divulgada e atualizada pelo Ministério de Relações Exteriores uruguaio.
A presidente argentina, Cristina Kirchner, não comparecerá à cerimônia já que permanecerá em Buenos Aires para a abertura do ano legislativo, confirmaram fontes da presidência argentina.
Confirmada estão as presenças de Dilma, Michele Bachelet, Raúl Castro, Horacio Cartes e Nicolás Maduro, assim como a do rei Juan Carlos da Espanha e os vice-presidentes dos Estados Unidos, Joseph Biden; Bolívia, Álvaro García; Costa Rica, Ana Helena Chacón e Nicarágua, Moises Omar Halleslevens.
Os atos de posse de Vázquez começarão no domingo às 9h30 (horário local, 8h30 de Brasília) e terminarão às 15h (14h).
A cerimônia começará no Palácio Legislativo da capital uruguaia, onde se reunirá a Assembleia Geral na Câmara dos Representantes para iniciar os atos de protocolo em torno de Vázquez e do vice-presidente eleito, Raúl Sendic, que assumirá também a titularidade do Senado e da Assembleia Geral.
O ato principal será conduzido pela parlamentar Lucía Topolansky, presidente temporária da Assembleia Geral, que será a encarregada de tomar o juramento de Vázquez - que já foi governante entre 2005 e 2010 - e Sendic.
Uma vez concluído seu discurso de posse, o novo presidente e seu vice se deslocarão em um solene trajeto até a Praça da Independência de Montevidéu, onde acontecerá a transferência de faixa presidencial do presidente em fim de mandato, José Mujica, para Vázquez.