Lula encontra Cristina e pede diálogo pelas Malvinas
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aderiu nesta quarta-feira a uma campanha para pedir que a Argentina e o Reino Unido iniciem conversas sobre a soberania das ilhas Malvinas ao posar para uma foto, ao lado da presidente argentina, Cristina Kirchner, segurando um cartaz que pede o diálogo.
A imagem foi feita na cidade de José C. Paz, na província de Buenos Aires, depois de um ato em que Lula participou com Cristina e o candidato governista à presidência, Daniel Scioli.
"É tempo de diálogo entre Argentina e Reino Unido pelas Malvinas", afirma o cartaz, que tem impressa a silhueta do arquipélago sob dominação britânica e cuja soberania é reivindicada pela Argentina.
Trata-se do mesmo cartaz com o qual foi fotografado no mês passado o papa Francisco por iniciativa de Gustavo Hoyos, coordenador de uma campanha para promover a negociação sobre a soberania do arquipélago do Atlântico Sul.
A campanha está baseada na resolução 2065 das Nações Unidas, aprovada na Assembleia Geral, que insta os governos de Argentina e Reino Unido a dialogar sobre as Malvinas.
O país sul-americano reivindica a soberania das Malvinas, que estão sob controle britânico desde 1833, e travou uma guerra com o Reino Unido por esse motivo em 1982 (durante a última ditadura argentina), na qual morreram 900 pessoas, em sua maioria combatentes das tropas argentinas.
O governo britânico se recusa a negociar com o argumento de que a decisão corresponde aos malvinenses, que se pronunciaram em 2013 a favor de continuar sendo britânicos em um referendo não reconhecido internacionalmente.