Governo espanhol confirma que avião de Morales está voando para as Canárias
O avião do presidente boliviano Evo Morales já voa para a ilha espanhola de Gran Canaria, no Atlântico, onde realizará uma escala técnica para reabastecer, confirmou o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz.
"À essa hora - meio-dia (7h de Brasília) - está voando rumo às Palmas", acrescentou o ministro do Interior.
"O tempo todo houve uma comunicação muito próxima entre as autoridades do ministro das Relações Exteriores da Espanha e o chanceler da Bolívia", relatou Fernández Díaz, que acrescentou que a autorização de sobrevoo e escala técnica "foi concedida às 9h30 da manhã".
Evo Morales passou mais de 13 horas no aeroporto de Viena devido ao fechamento de vários espaços aéreos europeus pela suspeita de que no avião presidencial poderia estar o ex-técnico da CIA americano Edward Snowden, procurado pelas autoridades do país.
O ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel García-Margallo, disse hoje que não houve "nenhuma proibição" de que o avião do presidente boliviano sobrevoasse o espaço aéreo espanhol e assegurou que a Espanha tentou "preparar o caminho" para que pudesse fazer uma escala em Las Palmas, nas Ilhas Canárias.
Em declarações aos jornalistas, García-Margallo disse que a Espanha manteve conversas durante toda a noite com as autoridades bolivianas e com os parceiros europeus, enquanto o avião de Morales estava retido em Viena diante das suspeitas de que o ex-analista de sistemas da CIA tivesse embarcado na aeronave em Moscou e estivesse a bordo.