Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da América Latina

Guatemala: 4 morrem em terremoto na fronteira com o México

Entre as vítimas fatais, está um bebê recém-nascido, morto após a queda do telhado de um hospital; Pelo menos 33 pessoas ficaram feridas

7 jul 2014 - 15h45
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Corpo de Bombeiros da Guatemala agem em operação de resgate após o terremoto que aconteceu na fronteira do país com o México</p>
Corpo de Bombeiros da Guatemala agem em operação de resgate após o terremoto que aconteceu na fronteira do país com o México
Foto: Bomberos Departamentales / AP

O presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, confirmou que quatro pesssoas, inclusive um bebê, morreram e que outras 33 ficaram feridas devido ao terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter, que atingiu a fronteira entre o país e o México, nesta segunda-feira.

Em entrevista coletiva na Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Pérez Molina afirmou que, oficialmente, foi registrado o falecimento de um recém-nascid no país. Ele estava em um hospital do departamento sudoeste de São Marcos, quando o telhado do centro médico caiu.

Pérez Molina disse que, no departamento ocidental de Quetzaltenango, também foi registrada a morte de uma senhora por parada cardíaca, supostamente pelo medo do tremor. Além disso, outra mulher teria morrido no litoral sul, pelas mesmas causas.

No lado mexicano, o Instituto de Proteção Civil de Chiapas informou em seu Twitter que um homem teria morrido na cidade de Huixtla, após o tremor. Além disso, a imprensa local mexicana informou que o terremoto foi sentido fortemente nos estados de Chiapas e Tabasco.

O tremor, que foi registrado às 05h24 (8h24 de Brasília) teve seu epicentro na fronteira entre a Guatemala e o México.

Pérez Molina disse que, segundo as informações preliminares, o terremoto deixou 33 feridos.

Além disso, se contabilizam 41 casas com severos danos em São Marcos, 17 com danos moderados e 22 com danos leves, acrescentou.

O chefe de Estado detalhou que o tremor também causou danos a 44 escolas nos departamentos de Suchitepéquez e Retalhuleu (sul), Huehuetenango e Totonicapán (noroeste).

O sismo, de intensidade 3 na escala de Mercalli para a capital, causou vários derrubadas leves em várias estradas, mas a única que está bloqueada é a que conduz de Quetzaltenango rumo à costa sul, manifestou.

"O tremor nos deixou danos moderados segundo o informe que temos até agora", ressaltou.

Com informações da EFE e da AP.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade