Imagem de Obama ganha exposição inédita em Cuba
Presidente teve discurso publicado na íntegra pelo diário oficial Granma
Caminhando para a reta final de seu mandato, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conseguiu algo que nenhum de seus antecessores alcançara nos últimos 64 anos: ser objeto de uma ampla cobertura midiática em Cuba e ter um discurso divulgado integralmente pelo diário oficial Granma.
A imagem pública do mandatário entre os cubanos não possui nenhuma relação com a que tiveram, por exemplo, os republicanos Ronald Reagan e George W. Bush. Durante seus governos, ambos fizeram pressões sobre a ilha e fortaleceram o embargo econômico que atinge o país há mais de meio século.
Siga o Terra Notícias no Twitter
Um presidente que se aproximou um pouco da simpatia angariada por Obama foi o também democrata Bill Clinton, cujo gabinete aceitou devolver a Cuba o menino Elián González, após uma longa batalha jurídica.
Nesta quinta-feira (2), o Granma publicou na íntegra o discurso em que o mandatário dos EUA anunciara a reabertura de sua Embaixada em Havana, o que ocorrerá no dia 20 de julho. Além disso, a emissora estatal da nação caribenha transmitiu o pronunciamento ao vivo.
"E esse Obama, hein? Parece um bom tipo. Não acredito que, depois do que disse, ele vá nos agredir", afirmou à ANSA o cubano Antonio Pérez, que trabalha como mecânico em um subúrbio de Havana.
Já a comerciante Aida González mostrou otimismo em relação ao futuro das relações entre os países. "O comércio entre ambos os lados deve se abrir, e espero que os turistas de lá venham mais e nós possamos ir mais [aos EUA]", ressaltou.