Líder da oposição na Venezuela agradece a Lula por pressionar pela divulgação das atas eleitorais
Maria Corina Machado defende a vitória de Edmundo González Urrutia contra Nicolás Maduro
Líder da oposição ao governo de Nicolás Maduro, Maria Corina Machado agradeceu ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por exigir a divulgação pública das atas de votação da eleição de 28 de julho. Em 1º de agosto, o Brasil também assinou, junto ao México e a Colômbia, um documento que reforça a cobrança e destaca o respeito à escolha do povo venezuelano.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Maria Corina Machado falou ao Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 4. A líder opositora fez questão de agradecer ao povo brasileiro pelo apoio em meio aos protestos que tomam a Venezuela após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarar a vitória de Nicolás Maduro contra Edmundo González Urrutia.
"Muito obrigada pela oportunidade de falar com o povo do Brasil, que eu sei que acompanha de perto a luta dos venezuelanos por um país com liberdade, justiça e dignidade. O que estamos vivendo nessas horas cruciais vai determinar o futuro não só de milhões de venezuelanos, mas também da estabilidade política da região", destacou.
A venezuelana também citou a nota assinada pelo Brasil, junto ao México e a Colômbia, que presta solidariedade ao povo da Venezuela e reforça o pedido para que as autoridades do país divulguem as atas de votação. "Fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação", sinaliza texto.
"Como venezuelana, fico muito agradecida pela resposta de alguns governos, de alguma maneira próximos a Maduro -como Brasil, Colômbia e México-, e que assumiram posições muitos firmes para que a verdade eleitoral seja conhecida. Agradeço a posição nítida do governo do Brasil e do presidente Lula, ao exigir que se divulguem os boletins, um a um", acrescentou a opositora.