Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Maduro e Trump parabenizam Bolsonaro por eleição

Presidente venezuelano pede que dois países trabalhem de mãos dadas por mundo mais justo; Trump também telefona, segundo líder do PSL

28 out 2018 - 22h11
(atualizado às 22h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, parabenizou neste domingo, 28, o presidente eleito Jair Bolsonaro pela vitória no segundo turno das eleições. Segundo o presidente do PSL, Gustavo Bebianno, o presidente americano, Donald Trump, telefonou para Bolsonaro, parabenizando-o pela vitória.

Presidente dos EUA, Donald Trump
26/10/2018
REUTERS/Carlos Barria
Presidente dos EUA, Donald Trump 26/10/2018 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Carlos Barria / Reuters

Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, Maduro deu seus "sinceros parabéns" ao candidato do PSL e pediu que, uma vez no governo, ele retome relações diplomáticas de respeito, harmonia, progresso e bem estar entre os povos.

"O povo e o governo venezuelano ratificam seu compromisso em continuar trabalhando de mãos dadas com o povo-irmão brasileiro por um mundo mais justo e multipolar", diz a nota, difundida pelo chanceler Jorge Arreaza em sua conta no Twitter.

Em seu pronunciamento após a vitória eleitoral, Bolsonaro prometeu "libertar o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais com viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos".

O embaixador Ruy Pereira foi expulso da Venezuela no fim do ano passado. Em meados deste ano, o governo anunciou que iria enviá-lo de volta, mas segundo Itamaraty, a embaixada ainda não tem um embaixador ativo.

As relações entre os dois países, próximas nos governos do PT, se distanciaram na gestão de Michel Temer. Durante a campanha, essa proximidade foi explorada pela campanha de Bolsonaro.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade