Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Após cortejo de 6 horas, corpo de Chávez chega ao local do velório

Caixão de Chávez chega à Academia Militar, onde será velado até sexta-feira, cercado por milhares de seguidores

6 mar 2013 - 18h40
(atualizado às 20h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Caixão com o corpo de Chávez é retirado do carro na Academia Militar, após um cortejo de seis horas que reuniu milhares de pessoas pelas ruas de Caracas
Caixão com o corpo de Chávez é retirado do carro na Academia Militar, após um cortejo de seis horas que reuniu milhares de pessoas pelas ruas de Caracas
Foto: AP

Cercado por uma multidão de seguidores, o cortejo fúnebre do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou nesta quarta-feira à Academia Militar, onde o corpo do governante permanecerá em velório até o funeral de Estado convocado para sexta-feira.

Multidão acompanha cortejo de Chávez pelas ruas de Caracas
Multidão acompanha cortejo de Chávez pelas ruas de Caracas
Foto: Reuters

O carro levando o caixão do chefe de Estado chegou a seu destino após um percurso que durou mais de seis horas e encheu as ruas de Caracas de milhares de simpatizantes vestidos com o tradicional vermelho do chavismo e bandeiras da Venezuela.

Os militares retiraram o caixão do carro fúnebre entre aplausos e gritos de "Viva Chávez" da multidão. Os militares que protegiam o féretro explicaram ao público que após uma cerimônia religiosa restrita à família e a altos funcionários e dirigentes "chavistas" a câmara-ardente será aberta a visitação.

Segundos depois, o féretro foi carregado nos ombros de vários colaboradores, entre eles o ministro dos Esportes, Héctor Rodriguez. A câmara-ardente está instalada no salão da Academia Militar, onde o jovem Chávez foi cadete e viu despertar sua vocação política que o levou ao poder em 1999.

<p>O presidente boliviano, Evo Morales, e o vice de Chávez, Nicolas Maduro, participam do cortejo</p>
O presidente boliviano, Evo Morales, e o vice de Chávez, Nicolas Maduro, participam do cortejo
Foto: Reprodução

O cortejo, liderado pelo vice-presidente do país, Nicolás Maduro, e o presidente da Bolívia, Evo Morales, partiu do Hospital Militar de Caracas, no centro da capital, onde ontem o líder da revolução bolivariana faleceu vítima de câncer.

"Te amarei pata sempre, meu pai", lia-se em um dos improvisados cartazes trazidos pelos simpatizantes do presidente

"Ah, meu Chávez... Meu Chávez!", chorava desconsoladamente Rosa Valera, uma aposentada de 69 anos, ao ver passar o caixão do governante coberto de flores amarelas e brancas e por uma grande bandeira venezuelana nas imediações do hospital militar de Caracas.

Crianças, adultos e idosos acompanharam a comitiva fúnebre com bandeiras venezuelanas, fotos, pôsteres e camisas com imagens de Chávez, gritando mensagens de apoio ao governo.

"Estamos com vocês!", exclamavam os chavistas cada vez que avistavam algum ministro ou dirigente político. O luto geral, presente também nos rostos de soldados que faziam a segurança da população e dos próprios ministros.

Chávez, 58 anos, foi diagnosticado em junho de 2011 de um câncer que o obrigou a passar em quatro ocasiões em 18 meses pela sala de cirurgia, sendo a última em 11 de dezembro em Cuba, de onde retornou no dia 18 de fevereiro após ficar dois meses internado.

Com informações de agências internacionais.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/hugo-chavez/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/hugo-chavez/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade