Papa Francisco bebe chá de coca em passagem pela Bolívia
Planta é usada pelos andinos para combater mal de altitude
A fim de amenizar os efeitos da altitude antes de pousar no aeroporto internacional mais alto do mundo, o papa Francisco tomou um chá de folhas de coca, camomila e sementes de anis. As informações são do jornal britânico The Guardian.
Francisco, que já visitou o Equador, chegou na quarta-feira a La Paz, capital da Bolívia. O chá com folhas de coca - principal ingrediente da cocaína - foi dado a Francisco ainda no avião. A bebida também foi oferecida aos jornalistas que acompanham o papa.
A planta é usada há séculos pelos andinos por conta de suas propriedades medicinais. Os povos indígenas, entre eles o presidente boliviano Evo Morales, defendem o uso de coca por considerá-la uma planta sagrada.
Siga o Terra Notícias no Twitter
Situado a mais de 4 mil metros acima do nível do mar, o aeroporto de La Paz está localizado em El Alto, uma cidade satélite acima da capital. Por razões de saúde, o papa, que tem 78 anos e já perdeu parte de um pulmão devido a problemas de saúde na juventude, ficará apenas quatro horas em La Paz antes de seguir para Santa Cruz de La Sierra, próxima do nível do mar (416 metros).
Efeito
O chá de coca parece ter ajudado o papa a combater o mal de altitude. De acordo com o The Guardian, Francisco não demonstrou dificuldades quando saiu do avião, nem quando leu seu discurso.
Segundo relatou um ministro boliviano, o papa já havia dito a funcionários do governo que gostaria de mastigar folhas de coca durante a visita. Após a passagem pela Bolívia, o papa ainda irá ao Paraguai.