PUBLICIDADE

América Latina

Pelo menos 15 trabalhadores ficam presos em mina no centro da Colômbia

13 mai 2015 - 19h44
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 15 pessoas ficaram presas em uma mina na cidade de Riosucio, na região central da Colômbia, aparentemente devido a uma inundação, informou nesta quarta-feira a União Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD), que coordena as operações de resgate.

"Até o momento, como informação preliminar, há o registro de 15 pessoas presas na mina", relatou o órgão em comunicado.

De acordo com a UNGRD, o acidente ocorreu às 8h30 (horário local, 10h em Brasília) e no local foi instalado um posto de comando unificado para coordenar as operações da diferentes instituições que participam das tarefas de socorro, como bombeiros, Defesa Civil e Cruz Vermelha.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) detalhou que, segundo informações preliminares, houve uma inundação na mina.

De acordo com o órgão, o capitão de bombeiros de Riosucio, Óscar Mejía, também informou sobre a "presença de gases nos túneis verticais de grande profundidade para a exploração de ouro, que ficam no leito do rio".

William Lozano, encarregado da equipe da ANM no local, afirmou que as operações de resgate dos mineiros se estenderão "no mínimo por três dias".

Neste sentido destacou que atualmente estão extraindo a água da mina com três motobombas.

Nas ações também estão participando cinco equipes de bombeiros com um total de 25 homens, segundo um comunicado da ANM.

As autoridades ainda não sabem se a mina estava em dia com os registros regulamentares ou se operava de maneira ilegal, uma prática bastante comum no país.

A região onde aconteceu o acidente tem a economia baseada na mineração, principalmente de ouro, atividade que também abrange parte dos departamentos vizinhos de Risaralda e Antioquia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade