Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Perfuramos 33 dias para resgatar os 33 mineiros, diz ministro

9 out 2010 - 10h13
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Direto do Chile

O ministro da mineração chileno, Laurence Goldborne, confirmou que às 8h05 deste sábado (horário local, 9h05 de Brasília) a perfuradora Schramm T-130 chegou ao abrigo onde estão os 33 mineiros, a 622 metros de profundidade. Goldborne disse que eles estão tranquilos e que até o final do dia serão informados os próximos passos do resgate.

"Parece curioso, mas perfuramos durante 33 dias para resgatar os 33 mineiros", disse, durante entrevista coletiva no Acampamento Esperança, quando informou que durante o dia serão desmontadas as 105 peças da perfuradora. "Ainda há muito o que se fazer, muito caminho a percorrer e precauções a tomar para que toda a operação de resgate termine de maneira adequada", acrescentou.

"Tudo foi feito de maneira controlada, com uma câmera, ao mesmo tempo em que os mineiros, lá embaixo, iam indicando o caminho" ao operador da perfuradora, relatou.

Revisão dos dutos

O ministro Golborne afirmou que o trabalho segue hoje com a desmontagem das perfuradoras e a instalação de câmeras para revisar o estado do duto. Informou ainda que é possível que as equipes usem explosivos para alargar a parte final do túnel para facilitar a entrada das cápsulas de resgate.

Com esta informação, as equipes definirão se o caminho será revestido com tubos metálicos ou não, ou se será apenas revestido parcialemente, explicou. Dependerá desta decisão a data prevista para o início do resgate dos mineiros, presos desde 5 de agosto.

"Vamos continuar suspendendo as brocas, e isso vai levar umas seis horas, pelo menos. Depois, vamos introduzir uma câmera para revisar o duto com cuidado, e isso vai tomar mais algumas horas", explicou Golborne, destacando que no fim do dia dará mais informações sobre como o trabalho prosseguirá.

Além disso, Golborne falou que os mineiros e suas famílias têm claro o tempo necessário para completar o resgate. "Seguimos trabalhando sempre pensando em prevenir qualquer situação de complexidade. Os mineiros estão tranquilos, mais calmos que a imprensa, pelo menos. Eles sabem os processos que vêm por aí, todos conhecem bem", finalizou.

Trabalho em equipe
O contato com a região onde estão os mineradores, ao qual após a derrubada alguns estudos indicavam apenas 2% de possibilidades, tornou-se realidade graças ao trabalho de centenas de engenheiros e operários das empresas mineradoras da região, além de técnicos estrangeiros.

Foi, inclusive, um operário americano que controlava a escavação quem anunciou a chegada dos martelos perfuradores ao local onde estão os mineiros. Antes de chegar ao Chile, ele estava no Afeganistão trabalhando em poços de exploração de água.

"Temos pessoas especializadas, com grande capacidade de manipulação das máquinas", elogiou o ministro Golborne, quem assinalou que apesar de a T-130 já ter alcançado a região onde estão os mineradores serão mantidos os trabalhos da gigantesca perfuradora petrolífera, que chegou aos 415 metros de profundidade.

Com agências internacionais

O ministro Golborne (esq.) comemora com a governadora regional, Ximena Matta, e o ministro do Interior, Cristian Varas
O ministro Golborne (esq.) comemora com a governadora regional, Ximena Matta, e o ministro do Interior, Cristian Varas
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra