Peru: filha de Fujimori lidera intenções de voto de eleição
Líder do partido Força Popular registra 30% das intenções de voto
A filha do ex-presidente Alberto Fujimori lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais do ano que vem no Peru, com mais de 30%, mostrou neste domingo uma pesquisa do Ipsos Peru, praticamente estável em relação aos dados de dezembro.
Keiko Fujimori, filha do ex-presidente preso por violações aos direitos humanos cometidas em seu governo entre 1990 e 2000, obteve 32% das intenções de voto, detalhou a pesquisa do Ipsos publicada no jornal local El Comercio.
Siga Terra Notícias no Twitter
Na pesquisa do Ipsos de dezembro do ano passado, a líder do partido Força Popular, que ainda não definiu sua candidatura à Presidência, havia registrado 33% das intenções de voto.
Keiko Fujimori, considerada favorável ao livre mercado e ao investimento privado, disputou a Presidência do país contra o presidente Ollanta Humala e perdeu no segundo turno em 2011. Segundo o Ipsos, o economista Pedro Pablo Kuczynski aparece em segundo lugar, com 14 por cento das intenções de voto. Mais atrás está o ex-presidente Alan García, com 11 por cento.
O Ipsos acrescentou que Fujimori venceria um eventual segundo turno contra Kuczynski e García, com mais de 40% dos votos.
A pesquisa nacional foi realizada com 1.807 pessoas entre 11 e 17 de abril e tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.