Putin chega a Cuba e dá início a viagem latino-americana
Presidente russo também passará pela Argentina e Brasil
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou a Havana em visita oficial, onde se reunirá com os irmãos Fidel e Raúl Castro, na primeira escala de uma viagem por vários países da América Latina.
Segundo meios de comunicação oficiais cubanos, Putin foi recebido pelo primeiro vice-presidente da ilha, Miguel Díaz-Canel, e diplomatas russos na ilha.
O líder do Kremlin, que visitou Cuba no ano 2000, iniciará sua agenda no país caribenho com a colocação de uma oferenda floral perante o Mausoléu ao Soldado Internacionalista Soviético e posteriormente visitará o líder da revolução cubana, Fidel Castro, de 87 anos e retirado do poder desde 2006.
Putin se reunirá também com o presidente Raúl Castro no Palácio da Revolução de Havana, onde os governos russo e cubano assinarão um pacote de dez acordos, entre outros de colaboração nos âmbitos da cultura, a indústria, o comércio e a saúde.
A viagem de Putin a Cuba ocorre uma semana depois que o parlamento russo ratificou um acordo bilateral pelo qual Moscou perdoa 90% da dívida que a ilha caribenha tinha contraído com a extinta União Soviética.
Havana será a primeira escala de Putin em uma viagem de seis dias à América Latina, onde participará também em uma cúpula de potências emergentes (Brics) no Brasil e visitará também Argentina.