Snowden segue para a Venezuela via Moscou, diz fonte de companhia aérea
O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA Edward Snowden vai voar de Moscou para Cuba na segunda-feira e, em seguida, planeja ir à Venezuela, disse uma fonte da companhia aérea russa Aeroflot, no domingo.
O South China Morning Post informou também que Snowden deixou Hong Kong para Moscou e que seu destino final poderia ser o Equador ou a Islândia. O site anti-sigilo WikiLeaks disse Snowden estava indo para uma "nação democrática" sem nome.
O vôo para Moscou levou a especulações de que Snowden poderia permanecer na Rússia, cujos líderes têm defendido figuras públicas que desafiam os governos ocidentais.
Mas o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse que não sabia dos planos de Snowden e o Ministério das Relações Exteriores não quis comentar de imediato sobre se ele tinha pedido asilo.
A agência de notícias estatal RIA citou uma autoridade não identificada dizendo que autoridades russas não tinham "nenhuma reclamação" contra Snowden e que não houve ordens para detê-lo.
A agência de notícias Interfax citou uma fonte não identificada como tendo dito que Snowden, aparentemente, não teria um visto que os cidadãos americanos precisam para entrar na Rússia, e que ele não poderia sair da área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou.