Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da América Latina

Terremoto de magnitude 7,2 atinge a costa do Peru; veja vídeo

Governo peruano não reportou mortos ou feridos; representantes de distritos próximos ao epicentro do tremor relataram desabamentos

28 jun 2024 - 10h59
(atualizado às 12h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Terremoto de magnitude 7,2 atinge o Peru:

Na madrugada desta sexta-feira, 28, pelo horário de Brasília, um terremoto atingiu uma região próxima da costa de Arequipa, no sul do Peru. O tremor de magnitude 7,2 não deixou feridos graves e nem vítimas fatais, conforme informou o Instituto Geofísico do Peru (IGP). O Chefe de Gestão de Risco de Desastres e Defesa Nacional do Ministério da Saúde, David Aponte, disse à rádio local RPP que havia apenas três pessoas com ferimentos leves.

Nos boletins publicados pelo Instituto Geofísico do Peru é possível ver que, após o primeiro terremoto, o departamento de Arequipa foi atingido por mais quatro outros tremores com magnitude de 4 a 4,6. As ocorrências foram responsáveis por causar deslizamento de terra em estradas da região.

Terremoto de magnitude 7 atinge o Peru
Terremoto de magnitude 7 atinge o Peru
Foto: Reuters

Nas redes sociais, o governo peruano informou que estava monitorando a situação e avaliaria os danos para entender quais ações poderiam ser tomadas.

Para a rádio local RPP, um integrante ainda deu detalhes sobre a situação dos moradores da área após o tremor. Carlos Zanabria, conselheiro do governo regional de Arequipa, reportou danos materiais em alguns distritos e afirmou que alguns locais estariam deixando suas casas por medo.

Já Ricardo Guillen, representante do Centro Nacional de Operações de Emergência, comunicou uma queda de energia e a falta de sinal de linhas telefônicas em regiões próximas a onde ocorreu o terremoto.

Após o susto, outro alerta para a costa peruana foi emitido pelo Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos. De acordo com a organização, havia uma ameaça iminente de um tsunami após as ocorrências de terremotos na região. O Centro informou ainda que ondas de até 3 metros acima do nível da maré foram registradas. No entanto, o primeiro-ministro Gustavo Adrianzen descartou o aviso. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade