Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da América Latina

Tremor de 5,2 graus atinge duas regiões do norte do Chile

No mesmo dia de incêndio que atinge a cidade de Valparaíso, cidades ao norte do Chile sentem tremor

13 abr 2014 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

Um tremor de 5,2 graus de magnitude na escala Richter atingiu neste domingo as regiões de Tarapacá e Antofagasta, no norte do Chile, afetadas no último dia 1º por um terremoto de 8,2 graus que também alcançou Arica e Parinacota.

O terremoto, que ocorreu às 09h11 (mesmo fuso de Brasília), não causou vítimas ou danos visíveis, segundo as autoridades.

O epicentro foi no mar, a 73 quilômetros ao sudoeste de Alto Hospicio e a cerca de 1.860 de Santiago, na região de Tarapacá, informou o Centro Sismológico da Universidad de Chile, que fixou seu hipocentro a 23,6 quilômetros de profundidade.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da marinha chilena indicou que o terremoto não reuniu as características necessárias para gerar um tsunami.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi) assinalou que o tremor foi percebido com uma intensidade de quatro graus da escala internacional de Mercalli nas localidades de Lança e Pozo Almonte e de três graus em outros pontos da região de Tarapacá, incluída Iquique, a capital regional.

Na região de Antofagasta, a intensidade foi de quatro graus na cidade de Quillagua, acrescentou a Onemi, que disse "não terem sido reportados danos a pessoas, alteração de serviços básicos ou infraestrutura em consequência do tremor".

O terremoto de 1º de abril, que deixou seis mortos e mais de 10 mil imóveis destruídos, gerou um tsunami moderado nas regiões atingidas, mas obrigou à evacuação de 972 mil pessoas em localidades litorâneas de todo Chile e foi seguido por centenas de réplicas, dezenas delas de mais de 4,5 graus de magnitude.

Neste domingo, o Chile acompanha a tragédia em Valparaíso, cidade atingida por incêndio que já matou, pelo menos, 11 pessoas e deixou 500 casas destruídas. 

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade