Chile registra 33 tremores com magnitudes entre 2,5 e 6,9
Um terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter abalou nesta terça-feira a região de Coquimbo, no norte do Chile, mas não há informações sobre danos pessoais e materiais, informaram fontes oficiais.
Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o tremor foi sentido às 22h54 locais (23h54 GMT de Brasília) e seu epicentro se situou a 89 quilômetros ao oeste da cidade de La Higuera e a 32,7 quilômetros de profundidade.
Pouco mais de 20 minutos depois, uma réplica - de magnitude 4,8 - estremeceu a região, cujo epicentro foi novamente situado na cidade de La Higuera.
Esses dois tremores ocorreram na mesma região do epicentro de outro, de magnitude 5,0, registrado às 20h48 locais desta terça-feira (21h48 de Brasília).
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha chilena (Shoa, sigla em espanhol) informou que o tremor não gerou ondas no oceano para criar um tsunami.
A página do instituto sismológico informa que hoje ocorreu um total de 33 terremotos com magnitudes entre 2,5 e 6,6, a maioria no norte do Chile.
Segundo os especialistas, todos esses tremores são parte de uma longa série de réplicas (mais de mil), após o forte terremoto de magnitude 8,4 que estremeceu o norte e o centro do país sul-americano em setembro, deixando 15 mortos, 6.056 atingidos, 971 casas destruídas e fortes danos materiais.