Uruguai: avião faz pouso forçado sobre rio e deixa mortos
Nove pessoas viajavam no bimotor; trajeto demoraria cerca de 15 ou 20 minutos, mas aeronave apresentou falhas enquanto estava no ar
Um avião bimotor fez um pouso de emergência, nesta tarde, sobre as águas do Rio da Prata, no Uruguai, enquanto fazia o trajeto entre as cidades de San Fernando e Carmelo. Pelo menos cinco, das nove pessoas que viajavam na aeronave, morreram, segundo informou o site La República. Outros três estão feridos.
O trajeto que o avião iria percorrer demoraria cerca de 15 ou 20 minutos. No entanto, depois de decolar, o piloto da aeronave do modelo BE20 deu um aviso de defeito e perdeu a comunicação com a central de vôos.
Devido à demora do contato e da localização da aeronave, Forças Aéreas do Uruguai e da Argentina enviaram helicópteros e lanchas equipadas para realizar o resgate.
As vítimas foram retiradas do avião, sendo que duas tiveram ferimentos graves e foram levadas ao hospital local, em San Fernando. Segundo o Clarín, uma das vítimas em estado grave não resistiu aos ferimentos. O site La República atualizou o número, afirmando que outros quatro morreram devido ao acidente. Três ainda seguem feridos.
De acordo com o porta-voz das Forças Aéreas uruguaias, Gáston Jaunsolo, a manobra realizada pelo piloto foi de grande dificuldade e ele demonstrou experiência e talento ao conseguir pousar a o avião. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Com informações do Clarín, do La República e do Terra Argentina.