Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Angola apoia Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança de ONU

20 out 2011 - 14h47
Compartilhar

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, afirmou nesta quinta-feira que seu país apoia aspiração do Brasil de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que classifica como demanda "justa e legítima".

A manifestação de respaldo ocorreu durante o almoço oferecido à presidente do Brasil, Dilma Rousseff, quem chegou na quarta-feira à noite a Luanda para uma breve visita oficial em sua viagem pelo continente africano, que incluiu África do Sul e Moçambique.

Ter o Brasil como membro permanente seria "uma oportunidade para dar voz não só a outros países com maior estabilidade e crescimento em nível mundial, mas também aos que estão dando uma contribuição efetiva à solução de problemas importantes no mundo atual", ressaltou.

Em sua opinião, o gigante latino-americano merece um assento permanente no Conselho de Segurança "pela política brasileira de relações de boa vizinhança com outros estados da América Latina e o estreitamento das conversas com o continente africano".

Outra ponderação se deve à recente disposição do país em ajudar a superar a profunda crise que atravessam países europeus.

Para o chefe de Estado angolano, a presença do Brasil no Conselho de Segurança da ONU "seria ainda uma garantia de melhora da cooperação" e daria "voz a outros países emergentes, entre os quais Angola, na hora de tomar grandes decisões de interesse mundial".

Horas antes, em discurso no Parlamento angolano, Dilma assinalou que a atual concentração de poder nos órgãos multilaterais que detêm alguns países desenvolvidos ficou "obsoleta" e faz parte de uma ordem internacional que não existe mais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra