Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apadrinhado de Mujica, Yamandú Orsi vence as eleições no Uruguai

O partido Frente Amplio volta a comandar o país depois de quatro anos

24 nov 2024 - 21h50
(atualizado em 25/11/2024 às 00h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Yamandú Orsi comemora vitória nas eleições presidenciais no Uruguai.
Yamandú Orsi comemora vitória nas eleições presidenciais no Uruguai.
Foto: Mariana Greif/Reuters

O candidato de centro-esquerda Yamandú Orsi, apadrinhado político do ex-presidente José "Pepe" Mujica, venceu as eleições para a Presidência do Uruguai, neste domingo, 24.

Orsi venceu a disputa contra o postulante de centro-direita, Álvaro Delgado, herdeiro do atual presidente, Luis Lacalle Pou.

Por volta das 20h30, os três principais institutos de pesquisa do país divulgaram suas projeções, todas dando vitória a Orsi.

No começo da madrugada desta segunda-feira, 25, com 99,94% das urnas apuradas, Yamandú Orsi tinha 49,84% dos votos, e Álvaro Delgado, 45,87%. Votos brancos e nulos somavam 4,29%.

Às 21h25, o atual presidente do Uruguai postou no X (antigo Twitter) que ligou para Yamandú Orsi para dar os parabéns pela conquista. "Liguei para Orsi para parabenizá-lo como presidente eleito do nosso país e para me colocar à disposição e começar a transição assim que entender que é pertinente", escreveu.

Pouco depois disso, Álvaro Delgado reconheceu a derrota e parabenizou Orsi. "Há que se respeitar, sobre todas as coisas, a decisão soberana", declarou em discurso. Em seguida, enviou "um forte abraço" ao presidente eleito.  

Quase que ao mesmo tempo, Orsi e sua vice-presidente eleita, Carolina Cosse, subiram a um palco montado na Ciudad Vieja, bairro central e histórico de Montevidéu, capital do país.

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Orsi declarou que este domingo é "uma noite de muitos agradecimentos". Ele demonstrou respeito a "aqueles que abraçam outra bandeira" porque "também são construtores desta democracia".

"Entedemos que há uma outra parte do nosso povo que, como nós há um tempo, hoje estão com outro sentimento. Essas pessoas também terão que nos ajudar a construir um país melhor, também precisamos delas. A mensagem não pode ser outra: continuem abraçando bandeiras, ideias, porque, a partir do debate de ideias, se constrói um país melhor, e sobre todas as coisas, uma república democrática com futuro", afirmou. 

Segundo o jornal uruguaio El Pais, o ex-presidente José Mujica e a ex-vice-presidente Lucía Topolansky não foram à sede do partido Frente Amplio e acompanharam a apuração dos votos em casa. Eles comemoram a vitória de Orsi, informou o Movimento de Participação Popular (MPP).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade