Apagão atinge Toronto após incêndio em transformadores
Um apagão atingiu nesta segunda-feira partes da cidade de Toronto, no Canadá, depois de um incêndio em uma estação de transformadores, mas a queda de energia pareceu ter pouco impacto nos mercados financeiros. A falta de energia também afetou o hotel Fairmont Royal York, no centro, onde a rainha Elizabeth deverá ter um jantar nesta noite.
O apagão aconteceu por volta das 17h30 (horário de Brasília), desligando semáforos e os monitores de negócios de alguns bancos no centro. A CTV News informou que a queda no fornecimento elétrico foi devido a um incêndio numa estação de transformadores no oeste de Toronto.
O estrategista-chefe de câmbio da TD Securities, Shawn Osborne, disse que o incidente teve pouco impacto nos mercados devido ao horário avançado e ao fato de que os negócios foram reduzidos pelo feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos.
A queda de energia nesta segunda-feira, que fez os funcionários bancários saírem às ruas no centro financeiro de Toronto, lembrou o apagão de 2003 que atingiu a cidade e parte da costa leste do Canadá. A Comissão de Trânsito de Toronto disse que o apagão forçou a suspensão de parte do sistema de metrô de Toronto.
Ao menos 250 mil pessoas ficaram sem eletricidade em Toronto, que vive uma onda de calor, com temperatura em torno de 34°C. Um porta-voz da usina da cidade afirmou que o apagão foi causado por um problema na transmissão e que o fogo em uma das subestações já foi controlado. A energia já começou a voltar em algumas partes da cidade.
Com informações das agências AFP e Reuters