Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após 33 anos, Alemanha julga integrante do Baader-Meinhof

30 set 2010 - 10h37
(atualizado às 11h36)
Compartilhar

Três décadas depois de A Fração do Exército Vermelho (RAF) - também conhecido como Baader-Meinhof - ter aterrorizado a Alemanha com uma série de assassinatos, sequestros e atentados, começa nesta quinta-feira, em Stuttgart, o último grande julgamento de uma de suas integrantes acusada de envolvimento na morte do procurador-geral Siegfried Buback, há 33 anos. As informações são do jornal The Guardian.

Verena Becker, ex-membro da Fração do Exército Vermelho (RAF), chega para ser julgada, em Stuttgart
Verena Becker, ex-membro da Fração do Exército Vermelho (RAF), chega para ser julgada, em Stuttgart
Foto: AFP

Verena Becker, 58 anos, já passou algum tempo na prisão por outros crimes, incluindo assassinato. Porém, sua inclusão no processo pela morte de Buback só aconteceu em 2008, depois que traços de seu DNA foram identificados em uma carta em que o RAF assumiu a responsabilidade pela morte do procurador. Ainda hoje, não se sabe quem efetuou os disparos contra o carro da vítima, que mataram também seu motorista e um guarda-costas.

Verena chegou a ser presa na época do crime, em maio de 1977, na companhia de outro então integrante da RAF, Günter Sonnenberg. Eles carregavam uma mochila com a arma do crime, mas, na época, não se conseguiu comprovar o envolvimento dela no atentado.

A integrante do RAF foi condenada à prisão perpétua por causa de um tiroteio e cumpriu pena até 1989, quando foi libertada por um indulto assinado pelo então presidente alemão, Richard von Weizsäcker. Em agosto do ano passado, voltou a ser detida, mas foi libertada em dezembro.

O julgamento deve se estender até dezembro e ser bastante tenso em função, especialmente, da participação do filho da vítima, Michael, que investiga paralelamente o crime e afirma que Verena recebeu tratamento especial de autoridades influentes em função de sua colaboração.

A história do grupo, dissolvido em 1998, foi parar nos cinemas com o filme O grupo Baader-Meinhof, lançado em 2008 e dirigido por Uli Edel.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra