Após renúncia, Papa nomeia novo cardeal para Causa dos Santos
Pontífice escolheu religioso que atua na reforma da Cúria Romana
O papa Francisco anunciou nesta quinta-feira (15) a nomeação do cardeal Marcello Semeraro como novo prefeito da Congregação da Causa dos Santos. O religioso substitui o cardeal Angelo Becciu, que renunciou às funções religiosas em meio a um escândalo financeiro no Vaticano no dia 24 de setembro.
Semeraro era bispo de Albano, na Itália, e um dos secretários do Conselho de Cardeais, que auxilia o Pontífice nos estudos para a reforma da Cúria Romana, o alto escalão da Santa Sé. Com uma longa atuação dentro da Igreja Católica, o italiano de 72 anos agora terá a responsabilidade de gerir os processos de beatificação e canonização de pessoas dentro da Igreja Católica.
Já Becciu deixou a função por fatos anteriores a sua atuação na Congregação da Causa dos Santos, mais especificamente, durante o período em que foi o "número dois" da Secretaria de Estado do Vaticano, um dos mais poderosos órgãos da Santa Sé.
O cardeal foi "convidado" a renunciar pelo papa Francisco após o líder da Igreja Católica ter recebido informações de investigações internas que apontaram que milhões de euros do Óbolo de São Pedro, sistema de arrecadação de donativos que devem ser direcionados à caridade, foram desviados para a compra de imóveis em Londres.
Portanto, um desvio de finalidade dos recursos do Vaticano. O religioso sempre negou as acusações e disse que o Pontífice "foi mal assessorado".
O processo de investigação já vem se arrastando há mais de um ano, com o afastamento de mais de uma dezena de funcionários da Santa Sé. Nesta quarta-feira (14), uma das assessoras de confiança de Becciu, a italiana Cecilia Marogna, foi presa pela Guarda de Finanças da Itália seguindo um mandado de prisão internacional do Vaticano. .