Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após renúncia, Papa nomeia novo cardeal para Causa dos Santos

Pontífice escolheu religioso que atua na reforma da Cúria Romana

15 out 2020 - 09h44
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco anunciou nesta quinta-feira (15) a nomeação do cardeal Marcello Semeraro como novo prefeito da Congregação da Causa dos Santos. O religioso substitui o cardeal Angelo Becciu, que renunciou às funções religiosas em meio a um escândalo financeiro no Vaticano no dia 24 de setembro.

Semeraro assumirá Congregação da Causa dos Santos após renúncia de Becciu
Semeraro assumirá Congregação da Causa dos Santos após renúncia de Becciu
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Semeraro era bispo de Albano, na Itália, e um dos secretários do Conselho de Cardeais, que auxilia o Pontífice nos estudos para a reforma da Cúria Romana, o alto escalão da Santa Sé. Com uma longa atuação dentro da Igreja Católica, o italiano de 72 anos agora terá a responsabilidade de gerir os processos de beatificação e canonização de pessoas dentro da Igreja Católica.

Já Becciu deixou a função por fatos anteriores a sua atuação na Congregação da Causa dos Santos, mais especificamente, durante o período em que foi o "número dois" da Secretaria de Estado do Vaticano, um dos mais poderosos órgãos da Santa Sé.

O cardeal foi "convidado" a renunciar pelo papa Francisco após o líder da Igreja Católica ter recebido informações de investigações internas que apontaram que milhões de euros do Óbolo de São Pedro, sistema de arrecadação de donativos que devem ser direcionados à caridade, foram desviados para a compra de imóveis em Londres.

Portanto, um desvio de finalidade dos recursos do Vaticano. O religioso sempre negou as acusações e disse que o Pontífice "foi mal assessorado".

O processo de investigação já vem se arrastando há mais de um ano, com o afastamento de mais de uma dezena de funcionários da Santa Sé. Nesta quarta-feira (14), uma das assessoras de confiança de Becciu, a italiana Cecilia Marogna, foi presa pela Guarda de Finanças da Itália seguindo um mandado de prisão internacional do Vaticano. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade