Artigo de 'Mr. Bean' sobre carros elétricos gera polêmica nas redes sociais
O ator britânico escreveu um artigo para o jornal 'The Guardian' dizendo que se sentiu "enganado" pelo apelo ambiental aos veículos elétricos
O jornal The Guardian publicou um texto, escrito pelo ator britânico Rowan Atkinson, famoso pelo papel de 'Mr. Bean', que gerou polêmica nas redes sociais. No artigo, intitulado 'Eu amo veículos elétricos - e fui um dos primeiros a adotar', Atkinson critica este tipo de automóvel, dizendo que não é "a panacéia ambiental que se afirma ser".
Na publicação, do dia 3 de junho, Atkinson defendeu os carros a gasolina e uma mudança para tecnologias nascentes de hidrogênio e combustível sintético. Após o artigo, o ator de Mr. Bean virou um dos assuntos mais comentados do Twitter.
Logo, especialistas em clima e carros deram sua visão sobre o assunto. Auke Hoekstra, da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, afirma que Atkinson se baseou em um estudo 'de direita' para analisar os carros elétricos.
Please do look up all my studies and debunks in my pinned thread if you would like more in depth info but in essence it's simple:
EVs use around 4x less energy and that energy can come from electricity that is becoming increasingly low carbon.
— AukeHoekstra (@AukeHoekstra) June 4, 2023
O editor da Carbon Brief , Simon Evans, por exemplo, vinculou a publicação do The Guardian a um post de checagem que ele já havia publicado, desmentindo as afirmações de Atinkson sobre carros elétricos.
It has come to my attention that Rowan Atkinson has had something of a Mr Bean moment in the Guardian
So I'm just going to leave this FACTCHECK herehttps://t.co/jP1Ld8q1vJ pic.twitter.com/WEeDc5dW5N
— Simon Evans (@DrSimEvans) June 3, 2023
Our EV factcheck has been updated again:
Q) Surely making batteries for EVs causes much higher emissions than building a std car?
A) Yes, but the extra carbon "debt" gets paid off within 2yrs due to much lower use-phase emissionshttps://t.co/p62Q8DqQ30 pic.twitter.com/waKUyWHIuR
— Simon Evans (@DrSimEvans) February 10, 2020
Outros usuários do Twitter e pesquisadores também criticaram o Guardian, dizendo que o jornal deixou de levantar questões importantes em relação aos carros elétricos.