Árvore plantada por Macron e Trump morreu na quarentena
Muda estava na Casa Branca e simbolizava amizade entre os países
A árvore plantada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, no jardim da Casa Branca, em Washington, morreu, informou a imprensa francesa nesta segunda-feira (10).
A muda de carvalho era considerada um símbolo da amizade entre as duas nações. A planta foi um presente de Macron entregue ao republicano durante sua visita aos Estados Unidos em abril do ano passado. Na ocasião, Trump e Macron, acompanhados de suas esposas, plantaram o carvalho. No entanto, pouco tempos depois, ela desapareceu do jardim.
De acordo com embaixador da França nos Estados Unidos, Gerard Araud, a espécie chegou a ser colocada em quarentena para depois ser replantada, mas o carvalho morreu durante este período. A árvore era procedente de uma floresta do norte da França onde cerca de 2 mil soldados norte-americanos faleceram durante uma batalha da Primeira Guerra Mundial.
A morte da planta tem sido usada como uma metáfora pelos franceses por representar o desgaste das relações entre o governo Trump e a Europa, segundo os meios de comunicação.