As impressionantes imagens da erupção do vulcão que deixa México em alerta
Autoridades elevam nível de alerta devido ao aumento da atividade do vulcão, localizado a cerca de 70 quilômetros da Cidade do México.
O vulcão Popocatépetl, no México, está em erupção.
No domingo (21/05), as autoridades mexicanas elevaram o nível de alerta para o vulcão, localizado a cerca de 70 quilômetros da Cidade do México, que passou de "amarelo fase 2" para "amarelo fase 3".
A cor amarela do chamado "Sinal de Alerta Vulcânico" significa "fique atento e prepare-se para uma possível retirada" — e a fase 3 é estabelecida quando há uma atividade considerada de média a alta.
É um nível abaixo do alerta vermelho, que implica em risco de morte. Neste caso, "você e sua família devem estar prontos para se retirar".
O Popocatépetl, que significa "monte fumegante" na língua náuatle, está localizado entre os estados do México Puebla e Morelos.
Popularmente conhecido como "Don Goyo", é considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo porque em um raio de 100 quilômetros vivem cerca de 25 milhões de pessoas.
A Secretaria de Defesa Nacional mobilizou 7.275 militares para fazer frente a uma eventual retirada em massa, caso seja necessário, afirmou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, na segunda-feira. Também determinou nove rotas de saída.
"De acordo com os especialistas, ainda é um sinal amarelo fase 3. Eles conhecem bem, porque nasceram lá. Já conhecem o comportamento do vulcão", disse López Obrador.
"Há quem afirme que quando há erupções é mais tranquilizador do que quando está em silêncio. Em todo caso, há vigilância 24 horas sobre o comportamento do vulcão", acrescentou.
O Centro Nacional de Prevenção de Desastres informou na segunda-feira que nas últimas 24 horas foram detectadas "cinco exalações acompanhadas de vapor d'água, gases vulcânicos e cinzas".
"Além disso, foram registrados 1.389 minutos de tremor e duas explosões", completou.
Pediu ainda "para ninguém se aproximar do vulcão e sobretudo da cratera, devido ao risco de cair fragmentos balísticos".
O Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México, anunciou a suspensão de cerca de 1,2 mil voos no fim de semana em decorrência das cinzas.
O vulcão afetou cidades como Puebla, localizada a 130 quilômetros a sudeste da Cidade do México, onde nuvens de cinzas tomaram conta do ar e das ruas.