Valas comuns de imigrantes são descobertas na Malásia
Oficiais acreditam que centenas de imigrantes tenham sido enterradas no acampamento abandonado, perto da fronteira com a Tailândia
As autoridades da Malásia encontraram no norte do país um acampamento clandestino abandonado com fossas onde se acredita que estejam enterrados os corpos de uma centena de imigrantes, informou nete domingo a imprensa local.
A Polícia e os legistas inspecionaram o local em Padang Besar, um distrito na província de Perlis, situada junto à fronteira da Tailândia, onde nas últimas semanas se descobriram pelo menos oito acampamentos clandestinos e dezenas de túmulos.
Siga o Terra Notícias no Twitter
Segundo os jornais The Star e Mingguan Malaysia, as autoridades acreditam que o acampamento na Malásia está relacionado com os campos na Tailândia, que foram abandonados pelos traficantes de pessoas antes das batidas policiais.
A descoberta dos campos no começo de maio na província de Satun, no sul da Tailândia, desencadeou uma campanha contra o tráfico de pessoas que provocou a debandada das redes de tráfico.
Nos seguintes dias, centenas de imigrantes, em sua maioria bengalis e birmaneses da etnia rohingya, desembarcaram na Tailândia, Malásia e Indonésia, apesar das tentativas da Marinha destes países de bloquear os barcos.
Acredita-se que os traficantes abandonaram os navios, onde viajavam homens, mulheres e crianças em situação precária.