Ataque suicida no Afeganistão deixa pelo menos 80 mortos
Atentado aconteceu em um movimentado mercado da província de Paktika
Pelo menos 80 civis morreram e 42 ficaram feridos nesta terça-feira em um ataque suicida em um mercado com um veículo carregado de explosivos na província de Paktika, no Afeganistão, informou à Agência EFE uma fonte oficial.
O ataque ocorreu ao meio-dia hora local em um movimentado mercado do distrito de Orgun, disse o governador local, Mohammed Reza Kharoti, que acrescentou que entre os mortos estão muitas crianças.
Kharoti afirmou que o mercado estava cheio de pessoas fazendo compras do Ramadã e se preparando para o Eid al-Adha ou Festa do Sacrifício, a maior festa para os muçulmanos.
Os atentados suicidas são, ao lado dos artefatos explosivos improvisados (IED, sigla em inglês), os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar às forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.
Além disso, dois empregados do Palácio Presidencial morreram e sete ficaram feridos nesta manhã na explosão de uma bomba durante a passagem do veículo no qual viajavam nos arredores de Cabul.