Café com temática nazista é reaberto na Indonésia
O estabelecimento tem decoração composta por suásticas e imagens de Hitler e foi fechado após protestos
Um café com temática nazista, fechado em 2013 após uma onda de protestos, foi reaberto em Bandung, na Indonésia, segundo o jornal The Independent.
Mesmo tendo sido ameaçado de morte, o dono prometeu reabrir o "The SoldatenKaffee" - mesmo nome de um café parisiense popular entre os soldados alemães durante a Segunda Guerra Mundial - após remover as suásticas da decoração.
Contudo, o que se viu na noite da reabertura, em 22 de junho, foram clientes vestindo uniformes nazistas e outros posando como prisioneiros de guerra. A insígnia nazista e os uniformes que motivaram os protestos permanecem decorando o estabelecimento.
"Todos os aspectos do SoldatenKaffee são legais", garante o dono, Henry Mulyana. "Nós temos vários clientes da Europa e eles não têm problemas com o tema da Segunda Guerra Mundial, porque ele é visto aqui a partir de uma perspectiva histórica", acrescenta.
Um porta-voz do café declarou que há um interesse na história militar, e não na ideologia ou glorificação do nazismo. "Não há apenas objetos e roupas que fazem referência aos alemães, há itens das forças aliadas em exposição também".
O estabelecimento já funcionava há três anos, quando, em 2013, chamou a atenção da mídia. A página do café no Facebook inclui a foto de um soldado vestindo um uniforme nazista com a seguinte legenda: "Eu apoio o Fuhrer" (Fuhrer é um termo alemão que significa líder ou guia, e costuma ser associado com Adolf Hitler).
A população judaica na Indonesia é muito pequena. Os historiadores atribuem à falta de educação a ausência de consciência e sensibilidade dos indonésios em relação ao Holocausto.