Caixas-pretas revelam falhas em turbinas de avião de Taiwan
As turbinas do avião da TransAsia que caiu em um rio de Taipé matando 35 pessoas não conseguiram gerar força suficiente para as hélices após a decolagem, disseram autoridades nesta quinta-feira, revelando tentativas do piloto de desligar e reiniciar uma turbina.
O voo GE235 levava 58 passageiros e tripulantes quando o avião adernou entre prédios, bateu com uma das asas em um viaduto e então caiu de cabeça para baixo em um rio de águas rasas, na quarta-feira. Quinze pessoas sobreviveram.
Os dados das caixas-pretas de dados e voz do avião bimotor mostraram que problemas com a turbina direita foram seguidos por problemas na esquerda, e que o avião emitiu cinco alertas antes de cair no centro de Taipé, disseram a jornalistas funcionários do Conselho de Segurança na Aviação.
O motor da direita primeiro entrou em um estado chamado de "auto-feather", no qual reduz sua potência para a hélice, de acordo com o diretor-gerente do conselho, Thomas Wang.
A tripulação então reduziu a aceleração no motor esquerdo e tentou reiniciá-lo, mas não conseguiu a força necessária. Wang não indicou um motivo para a falha.
“O primeiro motor teve um problema 37 segundo após a decolagem, a 1.200 pés", disse Wang.
O funcionário disse que o piloto anunciou "falha na combustão", o que pode ocorrer quando o suprimento de combustível para um motor é interrompido ou quando há falha na combustão, mas não aconteceu isso.
"A tripulação pisou no acelerador do motor 2 (do lado direito)... O motor ainda estava funcionando, mas nenhum deles produziu potência", acrescentou.
Ele disse que a aeronave poderia voar com apenas um motor. O avião estava equipado com dois motores da Pratt & Whitney. A Pratt & Whitney faz parte da United Technologies.
PILOTO
O piloto Liao Chien-tsung, de 42 anos, saudado como um herói por suas ações nos momentos finais, ainda estava segurando os controles na cabine quando seu corpo foi encontrado, informou a imprensa nesta sexta-feira.
Liao tem sido elogiado pelo prefeito de Taipé por ter conduzido a aeronave por entre prédios de apartamentos e comerciais antes de conduzi-lo para o rio.
Os corpos de Liao e do copiloto foram retirados da cabine do turboélice ATR 72-600, um avião praticamente novo, ainda segurando os controles e com as pernas quebradas, disseram os investigadores.
"Eles ainda tentaram salvar essa aeronave até o último minuto", disseram promotores não identificados envolvidos na investigação do acidente, segundo a mídia local.
Oito pessoas ainda estão desaparecidas. Funcionários da aviação disseram que não perderam a esperança de encontrá-las.
O avião decolou do aeroporto de Songshan, no centro de Taipé, com destino à ilha de Kinmen, em Taiwan. Entre as pessoas a bordo estavam 31 turistas da China, a maioria da cidade de Xiamen, no sudoeste.
O órgão regulador da aviação de Taiwan ordenou que a TransAsia e a Uni Air, uma subsidiária da EVA Airways Corp, realizem checagens nos controles do motor e do sistema de combustível nas 22 aeronaves ATR que operam.
O acidente foi o mais recente de uma série de desastres aéreos na Ásia.
A Indonésia ampliou sua busca por corpos do voo QZ8501 da AirAsia que caiu no mar de Java, em dezembro, matando todas as 162 pessoas a bordo.
Depois de uma pausa na busca e recuperação da fuselagem, mais corpos e destroços foram encontrados nos últimos dias ao largo da costa da ilha indonésia de Sulawesi. Um total de 96 corpos foram localizados.
(Reportagem adicional de Faith Hung, em Taipé, e Cindy Silviana, em Jacarta)