Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte constrói instalação militar em fronteira

Representante do governo sul-coreano disse que está "vigiando de perto" os movimentos na ilha de Gal, onde acontece uma construção

23 abr 2015 - 01h56
(atualizado às 07h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Coreia do Norte instala possível instalação militar perto da fronteira
Coreia do Norte instala possível instalação militar perto da fronteira
Foto: KCNA / Reuters

A Coreia do Norte iniciou a construção do que poderia ser uma instalação militar em uma ilha desabitada perto da fronteira com a Coreia do Sul, o que deve gerar novas tensões entre os dois países em uma das áreas mais conflituosas da região.

O Ministério da Defesa Nacional da Coreia do Sul alertou nesta quinta-feira que foram iniciadas as obras na pequena ilha de Gal, localizada na Linha do Limite do Norte (LLN) no Mar Amarelo, a apenas 4,5 quilômetros de Yeonpyeong, que em 2010 chegou a ser bombardeada pelo regime norte-coreano.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"Existem muitas possibilidades de se tratar de uma instalação militar, já que a ilha está desabitada e fica muito perto da fronteira", disse à Agência Efe um porta-voz do ministério.

O representante do governo sul-coreano garantiu que o país está "vigiando de perto" os movimentos na ilha de Gal através de diversos dispositivos de reconhecimento para encontrar pistas sobre as intenções do regime de Kim Jong-un.

Um membro do alto escalão militar sul-coreano, por sua parte, afirmou à agência local Yonhap que a construção poderia ser um posto de guarda ou um acampamento militar para baterias de artilharia. E revelou que os soldados que realizam os trabalhos no local não estão usando máquinas pesadas.

A Coreia do Norte não reconhece a LLN já a divisão foi traçada após a Guerra da Coreia (1950-53) de forma visivelmente propícia ao Sul, o que ocasionou uma série de conflitos armados de várias intensidades nas últimas décadas, incluindo o bombardeio de Yeonpyeong em 2010, que matou dois civis e dois militares sul-coreanos.

De dança com Obama a luta com Putin: Kim em cenas “inéditas”:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade