Coreia do Norte testa míssil intercontinental, diz instituto
Novas imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte testa a propulsão de um míssil balístico intercontinental (ICBM), disse nesta sexta-feira um instituto americano, em um contexto de tensão com a iminência de um novo teste nuclear norte-coreano.
De acordo com o instituto de estudos coreanos da universidade John Hopkins, Pyongyang realizou um "ou talvez vários" testes do que é, provavelmente, o primeiro andar de um míssil ICBM KN-08 montado em um lançador móvel.
Um total de três séries de testes do motor KN-08 para o primeiro e talvez o segundo andar foram identificadas desde meados de março de 2013, indicou o instituto em seu site "38 north".
"Logicamente, a próxima etapa do desenvolvimento técnico do míssil será um disparo de teste", explicou.
A Coreia do Norte conseguiu colocar em órbita um satélite em dezembro de 2012, com o lançamento bem-sucedido de um foguete Unha-3.
A comunidade internacional considerou o lançamento um teste de míssil balístico e o Conselho de Segurança da ONU aprovou novas sanções contra o regime norte-coreano.A Coreia do Norte realizou dois meses depois o seu terceiro teste nuclear.
Recentemente, o regime multiplicou seus disparos de testes no mar e parece pronto para fazer o seu quarto teste nuclear, como sugerem imagens de satélite que revelaram uma intensa atividade em sua principal base nuclear de Punggye-ri.
Pyongyang afirma que seu programa espacial é puramente científico. Enquanto Seul e seus aliados, especialmente os Estados Unidos, acusam o regime norte-coreano de desenvolver mísseis intercontinentais.