Desabamento de prédio deixa dez mortos na Coreia do Sul
Três estudantes e 11 organizadores continuavam desaparecidos, segundo a Polícia
Dez estudantes morreram e pelo menos 14 ainda estão soterrados depois de um desabamento de um auditório nesta segunda-feira, depois de uma forte nevasca na cidade sul-coreana de Gyeongju, segundo equipes de resgate.
Cerca de 450 estudantes participavam de um evento no local quando o teto do edifício desabou, por volta das 21h15 locais (09h15 de Brasília).
Mais cedo, o número de pessoas presas entre os escombros chegava a 50.
Nove mortos eram estudantes, e o décimo foi apontado como um dos organizadores do evento. Três estudantes e 11 organizadores continuavam desaparecidos, segundo a Polícia.
Um porta-voz do corpo de bombeiros local informou à AFP por telefone que 73 pessoas tinham ficado feridas, sendo quinze delas em estado grave.
De acordo com a agência de notícias Yonhap, a Polícia acredita que o número de vítimas aumentará durante a noite, mesmo que 400 socorristas estejam no local para tentar salvar os alunos.
O desabamento foi causado aparentemente pelo acúmulo de neve no telhado.
"O teto desabou na frente, perto do palco", declarou um aluno à rede de televisão YTN.
"Então começou a confusão e todos começaram a correr para as saídas, gritando", acrescentou.
Fotos da Yonhap mostravam alunos feridos sendo retirados do local em macas.
O auditório é parte do Mauna Ocean Resort, que sediava um evento de orientação de calouros para cerca de 1.000 alunos de um colégio de língua estrangeira na cidade de Busan, no sul.
O resort está localizado em uma área atingida por uma nevasca excepcionalmente forte, com 50 centímetros de neve caindo na última semana.
Os bombeiros informaram à Yonhap que tiveram dificuldades para chegar ao resort, localizado no alto de uma montanha, devido a uma forte nevasca.
A agência indicou que a polícia vai abrir uma investigação assim que a operação de resgate for concluída.
Segundo a Yonhap, o inquérito vai tentar estabelecer se o excesso de neve tinha sido retirado do topo do auditório e se a estrutura do prédio respeitava os parâmetros necessários de segurança.
Gyeongju é uma cidade que atrai muitos turistas, principalmente por sua arquitetura histórica.