Disputa territorial deixa ao menos 17 mortos no Paquistão
Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas nos últimos dias em uma disputa territorial entre duas tribos no Waziristão do Norte, no noroeste do Paquistão, informou neste sábado a imprensa local.
O enfrentamento entre os grupos Pipli e Madakhel, no distrito de Datta Khel, começou há três dias quando fracassaram as negociações sobre um terreno, segundo a emissora de TV local Geo, que detalhou que ambos os adversários chegaram a utilizar foguetes e armas automáticas na disputa. Alguns vizinhos tiveram que deixar a área e buscar outros lugares mais seguros.
Assim como em outras zonas rurais do Sul da Ásia, a vida social se articula em torno das tribos nessa região e as disputas são frequentes entre clãs e grupos da mesma família, frequentemente por questões de "honra" ou de propriedade.
O Waziristão do Norte é uma das sete regiões tribais do Paquistão e é atualmente considerado o principal reduto dos talibãs, por isso é cenário habitual de combates entre grupos armados e as forças de segurança e, também, de enfrentamentos internos entre facções de insurgentes.