Everest: ao menos 12 morrem e 5 desaparecem em deslizamento
Pelo menos doze xerpas nepaleses morreram nesta sexta-feira ao serem soterrados por um deslizamento quando iam a um dos acampamentos base no Everest. Outros dois guias nepaleses estão feridos e mais cinco estão desaparecidos, informou uma fonte do corpo de Montanhismo do Nepal.
A avalanche foi a que mais teve mortes em oito anos. O deslizamento aconteceu por volta das 7h (horário local, 1h15 de Brasília) a cerca de 6.200 metros de altitude quando 50 montanhistas, em sua maioria xerpas nepaleses, iam do acampamento base I para o II, afirmou um alto comando do corpo de Montanhismo, Tilak Ram Pandey.
As equipes de resgate, que confirmaram que entre os desaparecidos não se encontra nenhum estrangeiro, foram para a região onde aconteceu o acidente.
O número de mortos pode aumentar, pois os operadores de turismo não confirmaram se há mais montanhistas desaparecidos, informou um funcionário do ministério do Turismo nepalês, Madhu Sudan Burlakoti.
Um porta-voz das equipes de resgate, Lakpa Norbu Sherpa, afirmou ao jornal "Ekantipur" que o número de vítimas fatais é de 14 e que 13 dos corpos foram recuperados, enquanto "um deles não poderá ser transportado até amanhã devido ao mau tempo".
Com informações da Reuters