Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Iranianos que fizeram versão da canção "Happy" são presos

Pharrell Williams, intérprete da música, condenou nesta quarta-feira a detenção dos jovens, que foram acusados de ter ferido a pureza do povo iraniano

21 mai 2014 - 12h21
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os jovens aparecem dançando nos telhados de prédios de Teerã no videoclipe</p>
Os jovens aparecem dançando nos telhados de prédios de Teerã no videoclipe
Foto: Youtube / Reprodução

Seis iranianos que gravaram um vídeo parodiando a música "Happy", do cantor Pharrell Williams, foram presos, segundo o Daily Mail.

No vídeo, intitulado "Happy" ("Feliz"), várias pessoas aparecem dançando em diferentes lugares da capital iraniana, Teerã. Centenas de outros covers já foram feitos por fãs do cantor em outros países. 

Contudo, depois que o vídeo iraniano foi colocado no Youtube e e obteve mais de 200 mil visualizações com ajuda de sites de notícias do Ocidente, como o Huffington Post, os autores foram enviados à prisão. O interrogatório dos iranianos foi transmitido pela TV local e foi visto por milhares de pessoas ao redor do país.

"Depois que um clipe vulgar que fere a pureza do povo foi lançado na internet, a polícia decidiu identificar as pessoas envolvidas na gravação do videoclipe" disse o chefe da policia de Teerã, Hossein Sajedinia, de acordo com a agência de notícias ISNA.

Iranianos gravam versão da música “Happy” de Pharrell Williams:

Segundo Sajedina, os detentos "confessaram ter cometido atos criminosos". As leis islâmicas preveem que as mulheres sejam vistas em público somente usando véu, mas as três iranianas que aparecem no vídeo dançam em telhados de prédios de Teerã com as cabeças descobertas.

Na última terça-feira, o cantor expressou sua revolta com a prisão dos jovens. "É muito triste que esses jovens tenham sido presos por tentar espalhar a felicidade", escreveu Pharrrell Williams em seu perfil no Twitter.

Os seis jovens foram presos mesmo após tornarem o vídeo privado, uma vez que o material despertou a ira das autoridades islâmicas.

A punição acontece pouco depois de o presidente iraniano Hassan Rouhani anunciar publicamente que apoia o relaxamento da censura por parte do Estado na internet. 

Em entrevista realizada em abril, uma das mulheres que aparecem no vídeo contou a publicação IranWire que o vídeo era uma celebração do Irã e uma forma de mostrar que os jovens do país se divertem como os de todo o mundo.

"Apesar de todas as pressões e limitações, os jovens iranianos são alegres e querem fazer com que as coisas melhorem" explicou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade