Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Japão apresenta "cadeira do abraço" para combater solidão

O móvel foi apresentado em uma Feira Internacional em Tóquio

3 out 2014 - 14h20
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Empresa japonesa criou uma cadeira do abraço
Empresa japonesa criou uma cadeira do abraço
Foto: YOSHIKAZU TSUNO / AFP

Combater a solidão e encontrar um abraço amigo será mais fácil a partir de agora graças à "cadeira da tranquilidade", um assento especialmente desenhado para "dar abraços", obra da companhia japonesa UniCare.

Com base nos estudos publicados pelo professor Hidetada Sasaki, a companhia japonesa desenvolveu este móvel, exibido esta semana junto a mais de 20 mil produtos na Feira Internacional de Reabilitação e Assistência no Lar de Tóquio.

A cadeira, que tem como principal atrativo um punho em tamanho real composta principalmente de algodão, que abraça seus usuários com a ajuda de um velcro ajustável nas mãos, é vendida no site da empresa por 49.680 ienes (cerca de R$ 1.125), e foi pensada para dar segurança aos mais velhos e pessoas que vivem sozinhas.

O punho se parece aos de "uma mãe" e seus abraços fazem os mais velhos lembrarem o que se sentiam ao receber seu "afetuoso abraço", algo que, com o passar do tempo, "tende a ser esquecido", disse à Agência EFE um representante de Unicare na feira. O produto conta com uma versão para cadeira de rodas (que não vem incluída), que custa 41.040 ienes (R$ 929).

Está cientificamente provado que dar e receber abraços ajuda o corpo a produzir oxitocina, um hormônio natural relacionado a conduta sexual, a felicidade e o sentimento mãe-filho, que acalma o sistema nervoso e estimula as emoções positivas.

A Unicare apresentou a "cadeira da tranquilidade" junto a um ensaio clínico que sustenta que a maioria dos pacientes que testaram o assento durante um tempo prolongado, experimentou uma redução da ansiedade, do medo e da ira.

O Japão, com um quarto da população com mais de 65 anos, conta com uma ampla gama de produtos especialmente pensados para satisfazer as necessidades da terceira idade e facilitar o dia a dia dessas pessoas. Robôs para a limpeza doméstica, "animais de estimação" terapêuticos capazes de interagir com seu dono ou roupas robóticas para melhorar a mobilidade são alguns dos principais produtos para a terceira idade japonesa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade