Japão cancela alerta de tsunami após terremoto de 6,8
Não houve registro de vítimas ou danos materiais de grandes proporções
As autoridades japonesas cancelaram às 6h15 locais de sábado (18h15 de sexta-feira em Brasília) o alerta de tsunami feito após o terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter que afetou três províncias do nordeste do Japão, informou a agência meteorológica local.
O terremoto, que aconteceu às 4h22 locais (16h22 de sexta em Brasília) em frente à costa de Fukushima, ativou um alerta de tsunami nessa província e nas de Iwate e Miyagi. Não houve registro de vítimas ou danos materiais de grandes proporções.
A Agência Meteorológica do Japão explicou que, apesar de no alerta haver a informação de possibilidade de ondas de um metro de altura, o nível registrado foi muito menor, de 10 a 20 centímetros.
Em 2011, um terremoto na mesma região deixou 19 mil mortos, foi seguido de tsunami e causou destruição em Fukushima. Mais de 100 mil pessoas não puderam voltar às suas casas devido ao temor de acidentes ligados a radiação emitida após danificação de reatores nuclares pelo tremor e pelas ondas do tsunami.
Com informações da EFE, da AFP e da NHK.