Japão: princesa Aiko, única filha dos herdeiros ao trono, completa 12 anos
A princesa Aiko, filha única do príncipe herdeiro do Trono do Crisântemo do Japão, Naruhito, e de sua mulher, Masako, completou neste domingo 12 anos, cada vez mais interessada por seus estudos, segundo informou a Agência da Casa Imperial.
A princesa, que está no sexto ano primário na prestigiada escola Gakushuin de Tóquio, começou a se interessar de maneira especial pela história, uma disciplina que desfruta junto com seu pai, o herdeiro Naruhito, grande conhecedor do período medieval japonês.
Neste sentido, a Agência da Casa Imperial aproveitou para mostrar imagens da princesa junto a seu pai, preparando uma apresentação para a escola.
Além disso, Aiko desfruta de esportes como a natação e das excursões fora da escola, entre elas uma à província de Nara (centro) realizada em junho e na qual foi designada como responsável de seu grupo, detalhou a Agência.
Deste modo parece que a jovem princesa superou seus problemas de ansiedade, provocados há dois anos por um suposto caso de assédio escolar por parte de outros alunos, e atualmente vai com normalidade às aulas.
A Lei de Sucessão do Japão estabelece que só um homem pode se tornar imperador. Dos quatro netos que Akihito tem o único homem é o príncipe Hisahito, de cinco anos, filho do príncipe Akishino e sua esposa a princesa Kiko.
Seu nascimento em setembro de 2006 paralisou os planos do Governo japonês para reformar a lei sálica, que teria transformado Aiko na herdeira do trono imperial.