Kim Jong-un critica meteorologistas por previsões erradas
O líder norte-coreano Kim Jong-un, em uma rara reprimenda pública, criticou o serviço de meteorologia do país, atingido por desastres naturais regulares, por algumas previsões “incorretas”, de acordo com informações da agência AFP.
Kim criticou a ciência utilizada durante as observações e pediu pelo uso de equipamentos modernos para a previsão do tempo, durante uma inspeção ao serviço de meteorologia da Coreia do Norte, segundo a agência estatal KCNA reportou na última terça-feira.
"Há muitas previsões incorretas porque a observação meteorológica não foi alocada em bases modernas e científicas", disse o líder norte-coreano, sugerindo à agência que melhore "fundamentalmente" seu trabalho e equipamento.
Previsões precisas são necessárias para proteger "vidas e propriedades" de pessoas de desastres causados por "fenômenos climáticos anormais", afirmou o mandatário.
Chamando o serviço de meteorologia de “trabalho muito importante que afeta os assuntos econômicos”, Kim Jong-un reforçou a necessidade de “modernizar os equipamentos de observação meteorológica em alto nível”.
Críticas públicas a agências do governo pelos líderes da Coreia do Norte são eventos extremamente raros. Nem tão raras são as crises de escassez de alimentos no país, agravadas por inundações, secas e má administração governamental.