Grande Muralha da China diminuiu 30% e tem 2 km em risco
Roubo de tijolos pelos moradores locais é principal causa de destruição, mesmo com multa prevista pela depredação
Não é segredo algum que a Grande Muralha da China está diminuindo de tamanho desde que foi construída, no século 14. Ruínas da maravilha feita pelo homem mostram a extensão alarmante da destruição – que chegam a 30% do total, com outros 1.185 metros em perigo. As informações são da Time.
Números da Administração Estatal de Patrimônio Cultural da China mostram que 1,9 km (ou 30% do que existia) da Grande Muralha desapareceram completamente e outros 1,1 km da fortificação estão em mau estado, devido a atividade humana (moradores locais roubam tijolos para construir suas casas) - a principal causa da destruição. Em 2006, o governo estabeleceu multas de até US$ 805 pelo roubo de tijolos, mas a depredação continua apesar disso.
Siga o Terra Notícias no Twitter
“Não há uma organização específica para fazer cumprir as regras”, afirma Jia Hailin, diretor do departamento de proteção de relíquias culturais na província de Hebei. “Os estragos devem ser notificados às autoridades superiores e é difícil de resolver quando [acontece] na fronteira de duas províncias”, completa.