Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Navio norueguês chega a local de possíveis partes de avião

Objetos foram detectados por satélite há quatro dias em uma das regiões mais remotas do globo, a cerca de 2.500 quilômetros a sudoeste de Perth, na Austrália

20 mar 2014 - 08h16
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O navio de carga norueguês Hoegh St. Petersburg chegou à área no sul do oceano Índico na costa da Austrália onde dois objetos flutuantes, possivelmente pertencentes ao avião desaparecido da Malásia, foram detectados por satélite, informou a empresa proprietária da embarcação nesta quinta-feira.

O navio estava a caminho de Melbourne após ter saído de Madagascar quando recebeu um pedido das autoridades australianas para ajudar a investigar os objetos detectados por satélite há quatro dias em uma das regiões mais remotas do globo, a cerca de 2.500 quilômetros a sudoeste de Perth.

"Recebemos um pedido das autoridades australianas para vasculhar a área, e vamos ajudar o quanto for preciso", disse Kristian Olsen, porta-voz da empresa Hoegh Autoliners.

A associação de navios da Noruega disse à Reuters que o navio foi o primeiro a chegar à área, às 5h da manhã (horário de Brasília).

"São objetos de um tamanho razoável e provavelmente cheios de água, movendo-se para cima e para baixo na superfície", disse John Young, gerente-geral da divisão de resposta a emergências da agência, em entrevista coletiva.

O maior dos objetos tem 24 metros de comprimento e apareceu flutuando na água em um local com profundidade de vários milhares de metros, disseram autoridades australianas. O segundo objeto tinha cerca de 5 metros.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/maiores-acidentes-aereos/" data-cke-200-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/maiores-acidentes-aereos/">veja o infográfico</a>

Mais cedo, a Austrália informou que dois objetos possivelmente relacionados ao avião da Malaysia Airlines desaparecido há quase duas semanas foram encontrados. Ems eguida,  a autoridade australiana de segurança marítima complementou que as imagens são "indistintas".

A Austrália enviou quatro aeronaves de reconhecimento e dois navios para uma área no sul da zona de buscas no sul do oceano Índico para buscar os objetos detectados pelos satélites.

A água no local da busca tem "muitos milhares de metros de profundidade", e a visibilidade ruim na área pode prejudicar as buscas, apesar de a água ser moderada, disse Young.

Nenhum destroço confirmado do avião da Malaysia Airlines foi encontrado até agora desde que o voo MH370 desapareceu das telas de controle do tráfego aéreo na costa leste da Malásia em 8 de março, menos de uma hora após ter decolado de Kuala Lumpur para Pequim.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/avioes-misterios/" data-cke-979-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/avioes-misterios/">veja o infográfico</a>
Austrália divulgou infográfico com o local onde os objetos foram encontrados
Austrália divulgou infográfico com o local onde os objetos foram encontrados
Foto: AP

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/avioes-misterios/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/avioes-misterios/">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade