ONU quer levar Coreia do Norte à corte internacional
Resolução relacionou os supostos abusos às políticas da liderança norte-coreana e apelou ao Conselho de Segurança que considere sanções contra os responsáveis
Um painel da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas que trata dos direitos humanos pediu nesta terça-feira ao Conselho de Segurança da ONU que considere levar a Coreia do Norte ao Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes contra a humanidade.
A votação ocorreu após a divulgação, em fevereiro, de um relatório da Comissão de Inquérito da ONU com detalhes de amplas violações dos direitos humanos na Coreia do Norte, incluindo campos de prisão, tortura sistemática, fome e mortes comparáveis às atrocidades da era nazista.
A resolução aprovada pela Terceira Comissão da ONU relacionou os supostos abusos às políticas da liderança norte-coreana e apelou ao Conselho de Segurança que considere sanções contra os responsáveis.
A votação aumenta a pressão política sobre a Coreia do Norte, mas é em grande parte simbólica. É improvável que conduza a uma ação no Tribunal Penal Internacional em Haia, que supervisiona abusos graves como genocídio e outros crimes contra a humanidade.
Diplomatas disseram que a China, aliada da Coreia do Norte, provavelmente usará o seu poder de veto no Conselho de Segurança para impedir que o país seja levado ao TPI. Eles disseram que a postura de Pequim pode ser seguida pela Rússia.