Paquistão lança ofensiva terrestre contra talibãs e Al-Qaeda
Esta é a segunda fase da operação iniciada há duas semanas, marcada até agora por intensos bombardeios aéreos
O exército paquistanês iniciou uma ofensiva terrestre contra as posições dos talibãs e da Al-Qaeda em seu principal reduto no noroeste do país, anunciou o general Asim Bajwa, porta-voz militar.
Esta é a segunda fase da operação iniciada há duas semanas, marcada nos primeiros 14 dias por intensos bombardeios aéreos.
Nesta segunda-feira, os soldados iniciaram o deslocamento para as principais cidades do Waziristão do Norte, incluindo a capital Miranshah, para revistar as casas, anunciou Bajwa.
"Depois da retirada de toda a população civil, hoje começaram as operações terrestres em Miranshah. Os soldados entraram na cidade para revistar as casas", disse o porta-voz.
"Os soldados entraram no mercado central de Miranshah depois da destruição de posições rebeldes pela artilharia. Na operação participam tanques e outros veículos blindados", disse à AFP outra fonte militar. A ofensiva terrestre começou em Miranshah e Mir Ali", as duas principais cidades do Waziristão do Norte.
Os aliados do Paquistão, em particular Estados Unidos e China, esperavam há algum tempo a ofensiva contra os combatentes islamitas no Waziristão do Norte, um distrito tribal montanhoso e perto da fronteira com o Afeganistão.
Desde o início dos bombardeios há duas semanas, 500 mil civis, grande parte da população local, abandonaram a região.