Pastor canadense é detido pela Coreia do Norte, diz Igreja
Religioso de 60 anos supervisionava um lar de idosos, uma creche e um orfanato no país asiático
A Coreia do Norte deteve o pastor chefe de uma grande igreja canadense que desapareceu após viajar ao país em missão humanitária, disse uma porta-voz da igreja nesta quinta-feira (5).
Funcionários do Ministério das Relações Exteriores do Canadá informaram à família sobre a detenção do reverendo Hyeon Soo Lim, de 60 anos, da igreja resbiteriana Light Korean, em Toronto, segundo a porta-voz Lisa Pak. O pastor deu notícias pela última vez em 31 de janeiro.
Lim fez centenas de viagens para a Coreia do Norte, onde ajuda a supervisionar um lar de idosos, uma creche e um orfanato na região de Rajin, disse Lisa. A porta-voz disse que não iria especular o porquê de a Coreia do Norte tê-lo detido.
Coreia do Norte e China restringiram grupos cristãos no último ano e diversos cristãos norte-americanos foram detidos pelo governo norte-coreano.
Uma porta-voz de Lynne Yelich, autoridade do Ministério das Relações Exteriores do Canadá que lida com casos consulares, não respondeu de imediato ao pedido de comentários.
O Canadá suspendeu relações diplomáticas com Pyongyang em 2010, e em 2011 impôs sanções em resposta aos testes com armas nucleares da Coreia do Norte.