Porcos são engordados à força até 1 tonelada e abatidos em ritual religioso
Tempo taoísta de Taiwan oferece prêmio em ouro para o dono do animal que atingir o maior peso; ritual gera críticas de defensores dos animais e deve acabar extinto
Um porco de aproximadamente uma tonelada foi abatido publicamente na terça-feira, depois que seu dono ganhou o primeiro lugar em um concurso realizado em um templo taoísta de Taiwan. Por meses, dez porcos foram alimentados à força até atingir cerca de 10 vez seu tamanho normal. Ao fim da disputa, o mais pesado saiu vencedor, mas todos acabaram abatidos em oferenda aos deuses.
De acordo com o Daily Mail, o concurso religioso é realizado pelo Templo Sanhsia Tzushih, de Yingko, e dá ao dono do porco mais pesado um prêmio em ouro.
A tradição de engordar e sacrificar os animais atravessa gerações, mas, recentemente, tem sido alvo de críticas e protestos de defensores dos animais. Eles alegam que o concurso é cruel, já que os animais ficam confinados em pequenos espaços, onde são forçados a comer sem parar.
Trabalhadores do templo afirmam que a competição será gradualmente extinta até 2017. O primeiro passo deve ser deixar de distribuir o prêmio em ouro.